O Corvette permance indiferente à passagem dos anos e no dia de mais um aniversário, vale a pena recordar o GranSport, um modelo que mostra o longo caminho percorrido por um coupé que tem tudo a ver com a forma como os Estados Unidos vêem os grandes desportivos. É um estilo inconfundível.
O Corvette é um ícone que os americanos tratam carinhosamente por "Vette". Os primeiros modelos surgiram no início dos anos 50 e desde essa altura nunca pararam de evoluir, mas há coisas que não mudam: a carroçaria pode ter a imagem de um descapotável ou de um coupé, mas sob o longo capot dianteiro surge sempre um motor enorme, com cilindrada elevada e valores de potência impressionantes.
A sétima geração do Corvette recuperou a opção GrandSport, num modelo que alia parte do Stingray e parte do Z06 e talvez seja mais interessante do que os dois. Pode ficar condicionado pelos 466 cv do motor V8 atmosférico de 6,2 litros, mas tira partido da rigidez estrutural, da aerodinâmica do Z06 com o qual partilha as vias largas e da suspensão onde surgem amortecedores com um sistema electromagnético, gerido electronicamente, capaz de adaptar a rigidez de acordo com o tipo de condução.
A travagem é assegurada por discos carbocerâmicos desenvolvidos à medida pela Brembo. Pode não ser o mais musculado dos "Vette", mas chega aos 315 km/h e pode passar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos. Para além disso, o cantar do V8 atmosférico pode ser visto como um turbo para a adrenalina de qualquer condutor, ou as emoções fortes não fossem parte do ADN dos Corvette.
FICHA TÉCNICA
200 000 € (valor estimado)
MOTOR V8 turbo
CILINDRADA 6 162 cc
POTÊNCIA MÁXIMA 466 cv/6 000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 624 Nm/4 600-2 500 rpm
RELAÇÃO PESO/POTÊNCIA Não indicado
VELOCIDADE MÁXIMA 250 Km/h
0 a 100 Km/h 3,7 s
CONSUMO MÉDIO 8,1 litros/100 km
EMISSÕES CO2 Não indicado